Pelo terceiro ano consecutivo, a Whirlpool S.A. liderou em 2015 o ranking de pedidos de patentes de invenção (PI) de depositantes residentes no Brasil, a despeito da predominância nas primeiras posições das instituições de ensino e pesquisa e governo. A empresa também liderou o ranking de modelos de utilidade (MU) em 2015 e 2013.
No ranking de marcas de 2015, destacaram-se as empresas de comunicação, com a Globodata na primeira posição. O ranking de desenho industrial apresenta a Grendene S.A. como destaque. No de programas de computador, a primeira colocação foi ocupada pela Fundação CPQD e, no de contratos de tecnologia, pela Petrobras. O ranking de indicações geográficas apresentou a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná como principal depositante.
Essa é a terceira edição anual que o INPI disponibiliza do Ranking dos Depositantes Residentes. O relatório de 2015 apresenta, além da listagem com o ranking dos 50 maiores depositantes residentes, uma agregação dos dados considerando a natureza do depositante: empresas de médio e grande porte; instituições de ensino e pesquisa e governo; MEI, microempresa e EPP; associações e sociedades de intuito não econômico; pessoas físicas e cooperativas. Também é apresentada uma agregação dos dados pelos estados da federação, com ênfase nos cinco estados com mais pedidos no ranking.
Veja os rankings dos depositantes residentes de 2014 e 2013, produzidos pela Assessoria de Assuntos Econômicos (AECON) do INPI.
Acesse aqui mais informações sobre as estatísticas disponibilizadas pelo Instituto.
fonte