‘Revolução’ no Amazonas: só em 2015, Inpa registra 6 pedidos de patentes

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) começou 2015 com seis pedidos de depósito de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Os pedidos são resultados de quatro pesquisas nos campos da nutrição, tecnologia e engenharia de alimento, além de uma invenção que está relacionada às áreas das engenharias civil e de materiais, e uma outra tecnologia associada aos setores da farmácia, medicina e fitoquímica.
O Inpa informou ainda que, ao todo, tem 71 pedidos de depósitos de patentes, totalizando 175 produtos e processos registrados. O instituto conta com um portfólio de ofertas tecnológicas à disposição de empresários com interesse em produzi-las industrialmente.
Segundo o Inpa, o processo de depósito de patente é rápido de ser realizado. O instituto garante ainda que a pesquisa possibilita a caracterização da inovação que elas proporcionam.
Entre os novos pedidos de patentes requeridos pelo Inpa está uma invenção para uso na construção civil. Trata-se de uma viga compósita combinada com duas camadas de materiais diferentes. A finalidade desse material é fornecer soluções construtivas de grande flexibilidade de aplicação, aliada a vantagens como a redução de vibrações, maior estabilidade e elevada ação compósita. A configuração da viga compósita proporciona o aumento da resistência mecânica com menor quantidade de conectores, promovendo, assim, maior economia ao sistema.
Outro pedido é para uma composição alimentícia funcional à base do extrato de uma planta que confere ao produto final propriedades farmacológicas com capacidade de prevenção ou tratamento da úlcera gástrica e da constipação estomacal. O rol de pedidos tem ainda um lanche saudável produzido à base de frutos da Amazônia, um cereal matinal e um iogurte funcional – este, elaborado a partir de um vegetal com potencial antioxidante e atividade anti-inflamatória.
Além destas tecnologias, também foi produzida pelos pesquisadores do Inpa uma invenção à base de uma planta para fabricação de um composto com funções antimicrobiana para o tratamento da tuberculose.

fonte

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/01/no-am-inpa-registra-6-pedidos-de-deposito-de-patentes-no-inicio-de-2015.html