Primeira impressora 3D é instalada no espaço

Vida de astronauta não é fácil. Imagine estar consertando uma peça qualquer no satélite e, de repente, descobrir que precisa de um item em falta na sua caixa de ferramentas. Você pegaria o primeiro foguete até a loja mais próxima? Não é bem assim que funciona.

Foi para solucionar problemas como esse que a NASA decidiu instalar a primeira impressora 3D da história no espaço. Batizada de Portal, ela tem o tamanho de um microondas e desde novembro está em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS).

O objetivo do projeto é testar como a tecnologia de impressão 3D evolui na ausência da gravidade para poder criar uma “loja de ferramentas espacial”. No total, foram mais de 30 mil horas empregadas no desenvolvimento do aparelho, realizado em parceria com a Made In Space. Os pesquisadores deixaram 20 modelos pré-carregados na impressora, mas é possível enviar novos projetos de design para a estação conforme a necessidade. O tempo de impressão para cada objeto é de entre 15 minutos e uma hora.

Ou seja, agora ficou mais fácil contornar a situação se faltar uma chave inglesa ou se o martelo fugir do alcance na atmosfera espacial. A impressora 3D extraterrestre está entre nós para ajudar.

nasa3D01

nasa3D03

nasa3D04

nasa3D05

nasa3D06

nasa3D09

nasa3D08

nasa3D12

nasa3d11

fonte

http://www.hypeness.com.br/2014/12/primeira-impressora-3d-e-instalada-no-espaco-e-promete-revolucionar-a-vida-dos-astronautas/