Logo de empresas famosas: o que aprender com elas?

Uma boa identidade visual é o primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso e conquistar o seu espaço no mercado. O logotipo de uma empresa tem a responsabilidade de traduzir os seus diferenciais, os valores da organização, além de dialogar diretamente com os variados públicos, despertando o interesse e a simpatia pela marca. Muitas vezes, o primeiro contato de um cliente com a sua empresa é por meio do logotipo — pensando assim, fica fácil perceber a sua importância, não é mesmo? A primeira impressão precisa conquistar o cliente e auxiliar na construção de um relacionamento duradouro e interessante para ambas as partes.

Por essas razões, podemos afirmar que, muitas vezes, o valor de uma organização está totalmente vinculado à sua imagem, que é traduzida em sua identidade visual e, principalmente, no seu logo. São muitos os exemplos de logos de empresas famosas que podemos citar aqui, que são facilmente reconhecidas em qualquer lugar do mundo e cujo poder tem tudo a ver com as escolhas no momento de se criar a identidade. É claro que não adianta nada ter um logo maravilhoso e exclusivo e não entregar serviços, produtos e atendimento à altura, mas o que não podemos fazer também é nos esquecer desse elemento essencial.

Veja aqui o que podemos aprender com logo de empresas famosas.

A Pepsi e as cores

O logo da Pepsi-Cola já passou por várias transformações ao longo de sua história, mas desde 1962 vem mantendo uma linha contínua, coerente e muito bem-sucedida: a combinação de uma tipografia forte com cores bem características, o azul e o vermelho. Quando a empresa começou, lá em 1898, a sua marca era bem parecida com a do seu principal concorrente, a Coca-Cola, uma tipografia manuscrita em vermelho.

Com o passar dos anos, estudos mostraram que era essencial que a empresa encontrasse uma identidade própria e se diferenciasse no mercado, e a inclusão do azul foi marcante e indispensável nessa transformação. É quase impossível ver a combinação de cores da Pepsi e não fazer a referência imediata. O azul e o vermelho em questão são muito característicos e se configuram como um valor da empresa.

De fato, a escolha das cores é essencial no processo de criação de um logo. Elas dizem muito sobre a empresa e podem ser facilmente reconhecidas pelo público, se tornando um elemento bem forte da identidade. Atenção a esse ponto!

A Ferrari e a personalidade

Um logotipo que já existe desde 1932 e é reconhecido em qualquer lugar do mundo. A marca da Ferrari é sinônimo de força e personalidade e pode nos ensinar muito sobre uma boa identidade visual e a importância da escolha de um ícone marcante e exclusivo.

O cavalo da Ferrari tem a sua origem na Primeira Guerra Mundial, quando o piloto Francesco Barraca, um apreciador da espécie, usava a imagem do animal estampada em seu avião. Enzo Ferrari se encantou com a história e pediu à própria mãe de Barraca para utilizar a imagem como logo da sua nova empresa, no mercado automobilístico. Ele acreditava que isso traria sorte à empresa e vendo os resultados, quem pode dizer o contrário?

Muitas vezes, a escolha de um elemento marcante, com uma boa história por trás, pode ser um caminho de sucesso na criação de um logotipo. Isso desperta o interesse do público, traz personalidade e exclusividade à marca, além de ser muito bonito e ousado!

A Apple e a aplicabilidade

Uma marca que vai bem em tudo: seja nas telas dos computadores e telefones que produz, seja nos tradicionais e minimalistas adesivos que ocupam as traseiras de uma infinidade de carros em todo o mundo. Quem não conhece a maçã de Steve Jobs, o responsável pela criação da marca Apple?

Olhando a história da empresa, descobrimos que nos dois primeiros anos, a marca era, na verdade, uma reprodução da tradicional imagem de Isaac Newton embaixo de uma macieira. Eram tantos elementos que a aplicação era impossível — ninguém conseguia entender quando ela aparecia em tamanho pequeno, e o uso de cores era muito confuso. A mudança foi radical e desde então, mesmo que tendo passado por algumas revitalizações, a empresa é representada por uma simples, elegante e inconfundível maçã mordida.

Um elemento bem básico, mas com grande apelo estético. Uma decisão sábia dos gestores que ajudou bastante a construir a história de sucesso da marca.

A Nike e a simplicidade

Feche os olhos. Agora, visualize o símbolo da marca esportiva Nike. Foi fácil, não foi? Posso dizer, com grande chance de acerto, que você conseguiu imaginar o desenho exato, nas proporções certas, com a curvatura perfeita. Sabe por quê? É um logo extremamente simples e já bem consolidado por aí. Ele é sinônimo da marca e tem uma força e um potencial de comunicação imensurável. Imagine que ele tem até nome: Swoosh! Talvez você não saiba, mas ele é a representação da asa de Nike, a deusa grega da vitória. Com o tempo e a consolidação no mercado, a empresa foi capaz inclusive de retirar a palavra da sua marca e hoje é representada exclusivamente pelo símbolo. Isso que é poder!

Ficou claro que não dá para planejar um negócio de sucesso sem um logotipo coerente, não é mesmo? Nesse contexto, é de extrema importância a escolha de um profissional qualificado para o trabalho. Criar uma marca não é tarefa fácil: ela deve comunicar uma série de fatores, ter afinidade com o negócio e com o público, ser visualmente interessante e facilmente aplicável em diferentes formatos e meios. Em resumo, é trabalho para um profissional.

Um bom designer é capaz de compreender as suas expectativas e encontrar as soluções adequadas para a sua demanda. É um investimento que vale a pena e que pode se traduzir em um grande diferencial competitivo num mercado cada vez mais acirrado. Por isso, antes de tomar a sua decisão, é importante seguir alguns passos: pense bastante sobre o seu negócio, o mercado, seus diferenciais — é essencial passar um bom briefing (resumo do trabalho) ao profissional, fornecendo todas as informações necessárias.

Avalie portfólios de diversos profissionais e identifique aqueles trabalhos que mais te agradam. Você vai acabar encontrando um estilo de sua preferência. Depois de feita a escolha, converse bastante com o designer, mostre referências que te agradem, seja o mais objetivo possível. E pronto, agora é só se preparar para receber um logo exclusivo e super adequado ao seu negócio. Você nem imagina a diferença que vai fazer!

fonte

http://blog.wedologos.com.br/logo-de-empresas-famosas-inspiracao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *