Google apresenta carro que dirige sozinho

O Google publicou no blog da empresa vídeo do protótipo do primeiro carro que dirige sozinho. A empresa também anunciou que pretendo construir 100 protótipos do veículo e começar um programa de testes nos próximos dois anos, na Califórnia, EUA.

A empresa diz que a ideia é, depois dos testes, fazer parcerias para poder fabricar o carro e tornar o carro viável. O projeto do carro que dirige sozinho começou em 2010 e, segundo a empresa, a ideia era aumentar a segurança e a eficiência dos carros. “Nosso objetivo é ajudar a prevenir acidentes, aumentar o tempo livre das pessoas e reduzir as emissões de carbono mudando fundamentalmente o uso que fazemos dos carros”, dizia o anúncio.

O carro mostrado no vídeo, promete tudo isso. As pessoas não precisarão mais se preocupar com estacionamento, nem com o problema de dirigir bêbado, colocando em risco outras pessoas.

A segurança é uma prioridade nesse protótipo apresentado pelo Google. O carro tem sensores que removem pontos cegos e podem detectar objetos de uma distância de mais de 200 metros em todas as direções. Ou seja, o carro funciona bem em ruas movimentadas e engarrafadas. Outra coisa que garante a segurança é a velocidade dos carros que não vai passar de 40 km/h.

A empresa afirma também que o interior do protótipo foi desenhado aprendizado. Ou seja, o conforto é secundário, mas são dois lugares (com cinto de segurança, evidentemente), um espaço para pertences dos passageiros, botões para ligar e desligar e uma tela que mostra a rota.

Por enquanto os protótipos foram construídos para não precisar de intervenção humana. Tudo é feito por sensores e software. O carro já tem uma página própria no Google +, na qual a empresa promete colocar updates do projeto.

fonte

http://startups.ig.com.br/2014/google-anuncia-carro-que-dirige-sozinho/