Segundo pesquisa, marcas precisam influenciar os consumidores com cores e sensações.
Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), analisou as marcas preferidas dos brasileiros em mais de 130 categorias e identificou que o ano de 2013 foi cheio de mudanças. Cada vez mais conscientes e com acesso à informação, o comportamento do consumidor é influenciado na hora da compra. Atualmente, as marcas precisam influenciar seus consumidores e como estratégia usam cada vez mais campanhas emocionais, levando cores e sensações para o comprador.
Porém, mesmo com o investimento das marcas, o futuro é incerto. Dados da Kantar Worldpanel mostram que 46% das marcas líderes perderam participação no mercado em 2013. Apenas 7% delas se mantiveram estável e outras 46% ganharam participação. Segundo o estudo, para ficar na memória do consumidor, os fabricantes precisam pagar um preço muito alto. No ano de 2013, os investimentos publicitários cresceram 19% na comparação com 2012. No ano passado, o investimento registrado foi de 112,6 bilhões de reais e no ano anterior o gasto foi de 94,9 bilhões.
A previsão é que o Brasil será o 5° maior mercado publicitário do mundo em 2015, e os setores de maior investimentos são: Comércio e Varejo, Higiene Pessoal e Beleza, Serviços ao Consumidor, Veículos, Peças e Acessórios, Mercado Financeiro e Seguros, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo. Por último estão: Serviços de Telecomunicação, Bebidas, Serviços Públicos e Sociais e Alimentação.
No Brasil a utilização de dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo é cada dia mais comum entre os brasileiros. E consequentemente as ofertas estão cada vez mais disponíveis para o consumidor conectado.
“O ideal é que as marcas estejam presentes em diferentes meios de maneira consistente, alinhadas e com foco no público-alvo correto. Além de antecipar as necessidades da população madura, fortalecendo laços de confiança e fidelização”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.
Conheça as 28 marcas líderes em diversas categorias no Brasil:
Nescau – Achocolatado em Pó;
União – Açucar Refinado;
Zero Cal – Adoçante Líquido;
Bauducco – Biscoito Wafer;
Nescafé – Café Solúvel;
Knorr – Caldos;
Elefante – Extrato de Tomate;
Dona Benta – Faria de Trigo;
Nissin Lámen- Massa Instantânea;
Danoninho – Petit Suisse;
Quero – Polpa e Purê;
Maggi – Sopas;
Kibon – Sorvetes;
Skol – Cervejas;
Coca-Cola – Refrigerantes;
Turma da Mônica – Fralda Descartável;
Seda – Pós Shampoo e Shampoo;
Lux – Sabonete em Barras;
Q’Boa – Àgua Sanitária;
Omo – Detergente em Pó;
Ypê – Detergente Líquido para Louça e Sabão em Pedra;
Bombril – Esponja de Aço;
Scotch Brite – Esponja Sintética;
Veja – Limpeza Pesada e Sabão em Pedra;
Havaianas – Chinelos
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