Estudo revela as 28 marcas preferidas dos brasileiros

Segundo pesquisa, marcas precisam influenciar os consumidores com cores e sensações.

Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), analisou as marcas preferidas dos brasileiros em mais de 130 categorias e identificou que o ano de 2013 foi cheio de mudanças. Cada vez mais conscientes e com acesso à informação, o comportamento do consumidor é influenciado na hora da compra. Atualmente, as marcas precisam influenciar seus consumidores e como estratégia usam cada vez mais campanhas emocionais, levando cores e sensações para o comprador.

Porém, mesmo com o investimento das marcas, o futuro é incerto. Dados da Kantar Worldpanel mostram que 46% das marcas líderes perderam participação no mercado em 2013. Apenas 7% delas se mantiveram estável e outras 46% ganharam participação. Segundo o estudo, para ficar na memória do consumidor, os fabricantes precisam pagar um preço muito alto. No ano de 2013, os investimentos publicitários cresceram 19% na comparação com 2012. No ano passado, o investimento registrado foi de 112,6 bilhões de reais e no ano anterior o gasto foi de 94,9 bilhões.

A previsão é que o Brasil será o 5° maior mercado publicitário do mundo em 2015, e os setores de maior investimentos são: Comércio e Varejo, Higiene Pessoal e Beleza, Serviços ao Consumidor, Veículos, Peças e Acessórios, Mercado Financeiro e Seguros, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo. Por último estão: Serviços de Telecomunicação, Bebidas, Serviços Públicos e Sociais e Alimentação.

No Brasil a utilização de dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo é cada dia mais comum entre os brasileiros. E consequentemente as ofertas estão cada vez mais disponíveis para o consumidor conectado.

“O ideal é que as marcas estejam presentes em diferentes meios de maneira consistente, alinhadas e com foco no público-alvo correto. Além de antecipar as necessidades da população madura, fortalecendo laços de confiança e fidelização”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

Conheça as 28 marcas líderes em diversas categorias no Brasil:

Nescau – Achocolatado em Pó;

União – Açucar Refinado;

Zero Cal – Adoçante Líquido;

Bauducco – Biscoito Wafer;

Nescafé – Café Solúvel;

Knorr – Caldos;

Elefante – Extrato de Tomate;

Dona Benta – Faria de Trigo;

Nissin Lámen- Massa Instantânea;

Danoninho – Petit Suisse;

Quero – Polpa e Purê;

Maggi – Sopas;

Kibon – Sorvetes;

Skol – Cervejas;

Coca-Cola – Refrigerantes;

Turma da Mônica – Fralda Descartável;

Seda – Pós Shampoo e Shampoo;

Lux – Sabonete em Barras;

Q’Boa – Àgua Sanitária;

Omo – Detergente em Pó;

Ypê – Detergente Líquido para Louça e Sabão em Pedra;

Bombril – Esponja de Aço;

Scotch Brite – Esponja Sintética;

Veja – Limpeza Pesada e Sabão em Pedra;

Havaianas – Chinelos

fonte

http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php?option=com_content&view=article&id=10313:estudo-revela-as-28-marcas-preferidas-dos-brasileiros&catid=9:pesquisas&Itemid=359