Ecologia: frescura ou necessidade? As 50 marcas mais verdes do mundo em 2014

A preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano, estimulada, em parte, por uma crescente demanda social e, em parte, por exigências de mercado. Todos estão de olho.
Divulgado no último mês de junho, o levantamento “Best Global Green Brands” da consultoria Interbrand, referência mundial em gestão de marca, aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores.
O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado.
Boa partes das líderes é de marcas de carro. De acordo com a Interbrand, coletivamente, a indústria automotiva vem apresentando inovações e compromisso com a fabricação de veículos cada vez mais sustentáveis, esforços que estão sendo reconhecidos pelos consumidores, a começar pela campeã — a Ford.
Nos últimos anos, em busca de alternativas ao plástico e outros derivados do petróleo, a fabricante americana vem investindo no desenvolvimento de materiais “verdes” inusitados para a produção de peças automotivas.
A lista inclui cana-de-açúcar, milho, fibra de côco e até jeans e notas de papel moeda reciclados.

Avaliação
Todas as marcas que integram o ranking foram medidas em dois conjuntos de critérios: desempenho – as organizações devem mostrar que elas, produzem e distribuem produtos e serviços de maneira ambientalmente responsável; e percepção – as organizações devem trabalhar para criar valor entre o públicos buscando transmitir os benefícios de suas práticas ambientais.
A diferença entre a performance e percepção de cada marca é chamado de “GAP” no ranking da Interbrand. Um gap positivo indica que a performance de sustentabilidade é maior do que a que os consumidores percebem. Um gap negativo indica que os consumidores percebem a marca de forma mais sustentável do que de fato ela é.
Conheça quem entrou para a lista 50 Best Global Green Brands de 2014.

fonte

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-50-marcas-mais-verdes-do-mundo-em-2014