Diretor de “Avatar” cria sistema de painéis solares e deixa projeto em código aberto

O cineasta James Cameron, diretor de filmes como Avatar e Titanic, criou uma estrutura de painéis solares com forma de girassol que foi apresentada nesta terça-feira (19) em uma escola na Califórnia, e cujo projeto estará disponível na internet em código aberto para que qualquer pessoa possa construí-lo.

A estreia destes painéis aconteceu no colégio MUSE, no condado de Los Angeles, um centro educativo fundado por Suzy Amis Cameron, esposa do diretor, que a partir de agora obterá 90% da energia necessária para o funcionamento da escola a partir do sol.

Foram instaladas cinco estruturas em forma de girassol com nove metros de diâmetro cada uma e quase cinco metros de altura, equipadas com 14 “pétalas”, ou placas solares, que giram automaticamente para acompanhar a trajetória do sol, com o objetivo de otimizar a geração de energia fotovoltáica.

O mais inovador da tecnologia é seu design, o mesmo que Cameron colocará à disposição dos interessados na internet de forma livre e gratuita, apesar dos sistemas de giro em placas solares à imagem e semelhança de girassois já serem utilizados no setor.

O colégio está estudando possíveis colaborações para estender os benefícios da energia dessas placas solares além de seu próprio campus.

“O design foi feito com a intenção de criar uma peça de arte funcional. A forma é uma celebração de vida. Ao combinar tecnologia funcional com uma estética prazerosa, os girassois serão bem-vindos em qualquer lugar, em shoppings, parques e escolas”, disse Cameron.

A data e o endereço onde o projeto será disponibilizado ainda não foram divulgados. Cameron registrou a tecnologia para obter a patente e não permitir que terceiros reivindiquem a autoria e “restrinjam seu uso em código aberto”.

fonte

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2015/05/james-cameron-cria-paineis-solares-e-deixa-projeto-em-codigo-aberto.shtml