Brasileiro de 13 anos cria fórmula simplificada para multiplicação

O estudante Renato Sette, de Caruaru (PE), desenvolveu uma fórmula inédita que promete simplificar o trabalho de quem não domina bem a multiplicação matemática.

Segundo o Diário de Pernambuco, após realizar uma série de exercícios em casa, o estudante percebeu uma maneira de facilitar o trabalho e assim desenvolveu o método. De acordo com Sette, de 13 anos, a disciplina era considerada difícil até o momento em que ele pediu a ajuda de uma amiga de escola, que prontamente explicou o seu modelo de estudo ao garoto.

“Ela disse que aprendeu por uma metodologia que incentiva a autonomia nos estudos. Pedi aos meus pais para me matricularem no curso onde ela estudava e aprendi que matemática só é difícil porque você não reflete sobre o que está fazendo e repete operações automaticamente. Quando você entende, tudo fica mais fácil”, garante. Para entender a fórmula, assista a esse vídeo do G1, em que Renato Sette explica o método.

Segundo Cacilda Tenório, coordenadora do departamento de matemática do Diocesano, após experimentar a fórmula criada por Sette, apresentou-a para os demais professores da instituição, que fizeram uma busca geral em artigos científicos e publicações especializadas no assunto, mas nada encontraram sobre. Desse modo, os professores recomendaram o registro da patente.

A fórmula foi registrada no 1º Cartório de Registro Civil de Caruaru e recebeu o nome de “Método Sette de Multiplicação”. Ela foi apresentada na noite da última terça-feira (6) no Colégio Diocesano de Caruaru. Segundo o pai do garoto, o procurador federal José de Barros Souto, o objetivo não é lucrar com o feito, mas sim comprovar o invento do estudante.

fonte

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/brasileiro-de-13-anos-cria-formula-simplificada-para-multiplicacao/106115/