A Origem das Marcas – Trifil

 

A TRIFIL é a marca de moda íntima que acompanha as transformações da mulher brasileira há mais de 50 anos. Sempre versátil, as peças da TRIFIL são perfeitas para complementar ou criar looks clássicos e confortáveis, sempre aproximando as consumidoras com o mundo da moda.
A história 
Tudo começou no ano de 1963 no bairro do Cambuci, em São Paulo, em um prédio de quatro andares, quando Ludwig Heilberg, imigrante alemão, alfaiate e proprietário de uma pequena confecção de uniformes, resolveu ampliar os negócios produzindo roupas de tamanhos especiais. Visionário, ele resolveu também explorar um novo nicho de mercado, a confecção de meias femininas. Com isso, surgiu a marca TRIFIL, cujo nome foi inspirado em teares que trabalham com três fios. Rapidamente a marca se consolidou no mercado de confecção de meias femininas pela alta qualidade de seus produtos. A empresa cresceu a passos largos até os anos de 1970, quando as calças compridas passaram a dominar o vestuário feminino. A solução encontrada foi diversificar a produção, confeccionando agasalhos esportivos, sob licenciamento da marca Adidas. Em 1975, começou a produzir, também, camisas pólo, agasalhos e calções de futebol com a marca TRIFIL.

 

 

Com a expansão da empresa, o antigo prédio do Cambuci já não dispunha de espaço suficiente para a imensa demanda de produção. No mês de março de 1980, a empresa foi transferida para o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Em 1986, a empresa abandonou, definitivamente, a produção de agasalhos esportivos e apostou na confecção de moda íntima. A segunda unidade fabril da empresa foi inaugurada em 1990, também em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, e construída a partir de sistema verticalizado, tornando-se autosuficiente para beneficiamento de matéria-prima. Nessa unidade foi criado um centro de texturização e recobrimento de fios. Além disso, o crescimento da TRIFIL se manteve e ocorreram lançamentos de novos produtos como meias esportivas e masculinas. Sempre a frente de seu tempo, a empresa apostou no segmento Sem Costura, importou máquinas italianas de última geração e criou a marca de lingerie SCALA. A empresa foi pioneira do setor a explorar esse tipo de tecnologia, que também foi estendida para a marca TRIFIL, através de sutiãs e calcinhas sem costura. Era o ano de 1998 e sob o slogan “Experimente usar nada”, a marca, rapidamente, conquistou consumidoras exigentes que procuravam peças com informação de moda e extremamente confortáveis. Nesta época, a TRIFIL percebeu que as meias-calças deixaram de ser uma peça básica e se tornaram um acessório de moda. Com isso, a marca adotou estampas de flores e arabescos, cores e diversas espessuras de fios, aproximando os produtos do universo da moda.

 

 

No início da próxima década a empresa expandiu ainda mais sua produção com a inauguração de uma nova unidade fabril na cidade de Itabuna, na Bahia. Nos anos seguintes a marca expandiu sua linha de produtos com lançamentos como o sutiã Sensação (extremamente confortável), as meia-calças modeladoras e as meias esportivas com cano invisível Active. Além disso, lançou produtos para crianças e bebês. Em 2010, o fundo americano Carlyle, adquiriu 51% da empresa. Até então, a fabricante das meias e produtos TRIFIL crescia acima de 10%, mas quando o fundo entrou na gestão, quis mudar as estratégias. Infelizmente, para os novos controladores, não funcionou. Além de entrarem em rota de colisão com a família fundadora, a marca TRIFIL começou a gerar prejuízo. Apesar das dificuldades a marca continuou inovando ao lançar, em 2011, a linha Impuls Biofir, cujas peças são confeccionadas com fio especial que contém cristais bio-ativos, capazes de utilizar o calor do próprio corpo para promover a microcirculação, a oxigenação e a drenagem das células. Essa linha, além de disfarçar a celulite, modela o corpo, afina a cintura, levanta o bumbum e segura a barriga, tudo sem abrir mão do conforto. Desde então a marca investe muito no segmento de meias-calças funcionais, que corrigem pequenas imperfeições e até previnem alguns problemas de saúde. Ainda este ano, apostou nos personagens Penélope Charmosa, Looney Tunes e Princesas do Mar para estampar as meias da coleção infantil.

 

 

Em 2013, para comemorar 50 anos de sucesso a TRIFIL lançou uma campanha publicitária especial para a coleção de inverno, que continha um vídeo super descontraído embalado pela cantora Rita Lee, que preparou um novo arranjo para a música “Agora só falta você”. Além disso, a marca passou por uma ampla reformulação de coleções, embalagens, identidade visual e logotipo, com a assinatura “Você by Trifil”. No ano seguinte, tecnologia e variedades de shapes marcaram a nova linha de produtos modeladores da tradicional marca de moda íntima. As peças (boxer de cós alto, short, bermuda, meia-calça e corsário) foram desenvolvidas especialmente para modelar as diversas áreas do corpo feminino, ajudando a redesenhar a silhueta e valorizar as curvas da mulher brasileira. Uma das novidades recentes da marca é a coleção + Curvas, que como o próprio nome diz, oferece calcinhas e sutiãs que valorizam as curvas e a beleza real de cada mulher.

 

 

É observando e acompanhando as transformações das mulheres brasileiras, há várias décadas, que a TRIFIL cria cada um de seus produtos. Contando sempre com o apoio de uma vasta pesquisa de moda e o que existe de mais moderno em tecnologia. Não é à toa que a TRIFIL se tornou a marca da moda íntima da mulher brasileira. Atualmente a TRIFIL oferece uma linha completa para mulheres, homens e crianças e dividida em quatro linhas de produtos: Feminino (meias-calças, meias esportivas, meias soquetes, leggings, cintas modeladores, lingeries, 2ª pele, meias 3/4, 5/8 e 7/8), Homem (cuecas, meias e meias esportivas), Infantil (meias, meias soquetes, meias-calças e meias esportivas) e Bebê (meias, meias-calças e leggings).

 

 

A evolução visual
A identidade visual da marca passou por uma remodelação radical em 2013. Adotou a cor rosa e uma nova tipografia de letra. Além disso, o logotipo ganhou uma inclinação no nome da marca.

 

Os slogans 
Você by Trifil. (2013)
Apaixonada por você. (2011)
Sai a costura, entra o conforto. (2007)
Experimente usar nada. (1998)

 

Dados corporativos
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Ludwig Heilberg 
● Sede mundial: Guarulhos, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: TFL Comércio de Roupas e Acessórios Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Bruno Heilberg 
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Moda íntima
● Principais produtos: Meias-calças, calcinhas, sutiãs, cuecas, meias e camisetas 
● Concorrentes diretos: Lupo, Puket, Hering, Hanes, Hope, Triumph, Duloren e DeMillus 
● Slogan: Você by Trifil. 
● Website: www.trifil.com.br
A marca no mundo 
Hoje em dia a TRIFIL, que pertence ao Grupo Scalina, proprietário também da marca de lingerie Scala, comercializa seus produtos (meias-calças, sutiãs, calcinhas, cintas modeladores, cuecas, meias, camisetas, regatas e calças legging) em mais de 20 mil pontos de vendas em todos os estados brasileiros. A marca, referência em meias-calças e lingeries no mercado brasileiro, também exporta seus produtos para outros países. Líder no segmento de meias e de produtos sem costura, com mais de 50 anos de tradição no mercado, a marca possui lojas próprias em São Paulo e Brasília. Os produtos com a marca TRIFIL são produzidos em duas unidades fabris em Guarulhos (SP) e uma em Itabuna (BA).
Você sabia? 
● A TRIFIL é licenciada para fabricar produtos das marcas Olympikus, Mormaii, Red Nose e Speedo. Este segmento de negócio ganhou força a partira de 2005 com as marcas da Turma da Mônica e Mormaii.
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