A Origem das Marcas – Nissin Miojo

 

Rápido, prático, barato e substancioso. Quando Marco Pólo esteve na China, no século XII, já comiam o tal do la-mein. No século XVII o samurai japonês Mitsukuni Tokugawa provou e aprovou o prato e o levou para o xógun, que resolveu mantê-lo como privilégio da elite japonesa. Mas o produto se popularizou depois que a NISSIN lançou o macarrão instantâneo, popularmente conhecido entre nós brasileiros como MIOJO. Há mais de cinquenta anos NISSIN MIOJO é um dos curingas de quem tem fome e pressa, e trunfo culinário dos solteiros, sendo sinônimo de praticidade e rapidez.
A história
A história da empresa tem início em um Japão completamente devastado pela Segunda Guerra Mundial, onde o país vivia um racionamento e a população enfrentava enormes filas para comprar alimentos. Foi neste cenário, exatamente no dia 4 de setembro de 1948, que o Senhor Momofuku Ando, nascido em Taiwan quando ainda era uma possessão japonesa, começou uma pequena e humilde empresa familiar chamada Nissin Shokuhin na cidade de Ikeda, especializada na fabricação de alimentos. Disposto à acabar, ou pelos menos minimizar a fome no período do pós-guerra, ele nunca desistiu de criar um alimento que todos pudessem consumir. Para chegar ao produto de seus sonhos ele estabeleceu, desde o início, cinco condições: que fosse, pelo gosto, do agrado das pessoas; que trouxesse conveniência em todos os sentidos, muito especialmente em termos de acesso e preparação; que pudesse ser guardado por um longo tempo; que fosse saudável; e que coubesse no bolso da maioria das pessoas, muito especialmente, dos mais pobres.
Somente uma década depois, no dia 25 de agosto de 1958, após meses de tentativas e erros em sua cozinha, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de “fritura-relâmpago” que levou à invenção do lámen instantâneo (macarrão), que dispensava um cozimento demorado e o escorrimento da massa, e vinha com um preparado em pó para fazer o caldo através da simples dissolução em água quente por apenas 3 minutos. Foi então que introduziu no mercado o“Chikin Ramen”, no sabor galinha, primeiro macarrão instantâneo que o mundo tinha conhecimento, popularmente conhecido no Brasil como MIOJO.
Ele teve a ideia de criar o macarrão instantâneo ao perceber uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine de sopas de fios de massa, considerado na época um item de luxo nos restaurantes japoneses, conhecidos como “Casas de Ramen”. Para ele, o fim da fome no mundo significaria também o término das guerras. Com um custo de 1/6 do macarrão fresco, o senhor Momofuku criou um novo conceito de alimento, com um método novo e revolucionário: retirar o macarrão da embalagem, colocá-lo dentro de uma tigela, adicionar água quente, tampar e esperar por 3 minutos. O novo produto era ideal para a combalida economia japonesa: barato, nutritivo, prático e gostoso. O macarrão instantâneo vendeu além das melhores expectativas planejadas por ele e a partir daí, mercearias encheram suas prateleiras com essa novidade da cozinha japonesa. Em menos de um ano, a produção diária do novo produto cresceu de 300 para 6 mil porções.
A década de 70 tem início com a instalação de uma subsidiária nos Estados Unidos para vender o famoso macarrão instantâneo, comercializado no mercado americano com o nome de TOP RAMEN. Pouco depois, em 1971, utilizando técnicas de liofização (processo de desidratação) dos alimentos, aperfeiçoando o sabor do produto e reformulando a embalagem, lançou no mercado um produto revolucionário: o kappu nuudoru (mais conhecido como lámen no copo), que permitia o consumo do produto na própria embalagem. A partir de então, bastava abrir a embalagem, colocar água quente, esperar 3 minutos, dar uma mexidinha e comer. Ou seja: para ter uma refeição saborosa bastava água quente, garfo ou palitinho. Devido aos preços baixos e ao fácil e rápido preparo, o CUP NOODLES, nome que o produto adotou no mercado americano, fez tanto sucesso que passou a ser vendido ao redor do mundo. A embalagem do CUP NOODLES foi projetada por Takeshi Otaka e seu design não mudou desde então.
Nos anos seguintes a NISSIN introduziu no mercado inúmeros tipos de macarrão instantâneo, além de uma infinidade de sabores, que variam dependendo do país onde é comercializado. Um exemplo disso ocorreu em 1995, quando foi lançado o NISSIN Spa-O, um macarrão instantâneo tipo espaguete. Consciente da importância da marca, o senhor Ando criou e inaugurou o INSTANT RAMEN MUSEUM na cidade de Ikeda, próximo de Osaka, em novembro de 1999, para imortalizar a história do macarrão instantâneo, detalhando todos os momentos que antecederam sua criação. O fundador da empresa, apelidado de “rei dos macarrões”, permaneceu ativo até sua morte no dia 5 de janeiro de 2007. Um exemplo foi sua aparição na televisão para promover uma versão do CUP NOODLES com embalagem a vácuo desenvolvido para alimentar os astronautas do ônibus espacial americano Discovery, especialmente o japonês Shoichi Noguchi, em 2005.
Uma infinidade de sabores
Com a popularização do macarrão instantâneo da NISSIN pelo mundo através dos anos, muitos sabores foram criados para agradar ao paladar de determinados povos. No mercado americano existe mais de 20 sabores, entre eles camarão, bife, bacon e apimentado. No Brasil muitos sabores são tipicamente regionais como galinha caipira, frango com requeijão, bolonhesa e até carne de sol. No Japão são fabricados mais de 200 tipos de Lámen e 864 de Cup Lámen. Entre os inúmeros sabores disponíveis na “Terra do Sol Nascente” existe o de frutos do mar, galinha brasileira, curry, chilli com tomate, creme de galinha, entre outros.
A evolução visual
A palavra NISSIN é estampada em branco sobre fundo vermelho, passando a ideia de saúde e higiene. O logotipo está inserido em um semicírculo vermelho que traz três significados básicos: o primeiro é que o semicírculo representa a metade do mundo, indicando a postura internacional da NISSIN. O segundo, uma analogia a um sorriso, simbolizando a felicidade que a empresa pretende proporcionar. E o terceiro é o significado mais simples do semicírculo, ele se parece com uma tigela, recipiente utilizado para servir o macarrão instantâneo em seu país de origem, o Japão. Apesar de manter as características originais, a identidade visual da marca passou por uma alteração praticamente imperceptível: adotou uma nova tipografia de letra.
O conjunto da logomarca, agregando o tradicional nome MIOJO, é a marca registrada da empresa pioneira em fabricação de macarrão instantâneo somente no mercado brasileiro. O macarrão instantâneo foi inicialmente comercializado no Brasil com a marca MIOJO e se tornou sinônimo de uma categoria de produto para a maioria dos brasileiros.

Os slogans 
Nissin Miojo sempre com você. (2012)
Tamo Junto. (Nissin Cup Noodles)
Nada é igual a Nissin. Porque só a Nissin é o verdadeiro miojo.

Dados corporativos 
● Origem: Japão
● Fundação: 4 de setembro de 1948
● Fundador: Momofuku Ando 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Nissin Food Holdings Company 
● Capital aberto: Sim (1963)
● CEO & Presidente: Koki Ando 
● Faturamento: US$ 3.93 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 193.8 milhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 5 bilhões (maio/2013)
● Fábricas: 29
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.700 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Macarrão instantâneo 
● Concorrentes diretos: Maggi, Dona Benta, Renata, Adria e Piraquê 
● Ícones: O Miojo
● Slogan: Nissin Miojo sempre com você. 
● Website: www.nissin.com.br

A marca no Brasil
No Brasil, o macarrão instantâneo chegou em 1965 através de um pequeno empresário chinês que havia conhecido o produto no Japão e passou a produzi-lo em São Paulo com a marca MIOJO (que significa “estrela brilhante”). Alguns anos depois, a japonesa NISSIN decidiu operar no Brasil, comprou a MIOJO, construiu uma fábrica em Ibiúna, mas resolveu continuar usando a marca local, devido ao forte apelo que o nome já possuía entre os consumidores. Hoje os investimentos realizados pela joint venture NISSIN/Ajinomoto (a NISSIN é especializada nas massas e a Ajinomoto em sabores), consolidaram esse produto como líder no segmento de macarrão instantâneo, que são produzidos com a máxima higiene, ingredientes selecionados e processo totalmente automatizado. Em 1997 a empresa passou a comercializar nacionalmente o produto CUP NOODLES (macarrão instantâneo no copo), importado da NISSIN dos Estados Unidos e sucesso no mundo inteiro, que por sua praticidade é um produto ideal para ser consumido em qualquer lugar. Hoje em dia essa linha oferece 8 opções de sabores, entre os quais, vegetais, costela com molho de churrasco, carne, camarão e queijo.
Nos últimos anos a NISSIN diversificou e expandiu sua linha de produtos com lançamentos inovadores e saborosos, como por exemplo: NISSIN LÁMEN CREMOSO (macarrão instantâneo preparado com menos água para ficar com consistência cremosa, envolvendo toda a massa);NISSIN LÁMEN HOT (macarrão instantâneo com tempero apimentado), introduzido em 2006;NISSIN LÁMEN LIGHT (contém muito sabor e poucas calorias); NISSIN LÁMEN TURMA DA MÔNICA (macarrão instantâneo, vitaminado e com tempero suave, desenvolvido para um público infantil); NISSIN NOSSO SABOR (macarrão instantâneo com a combinação de sabores regionais, como por exemplo, galinha ensopada e carne de sol), introduzido em 2007; NISSIN TALHARIM (macarrão instantâneo do tipo talharim com molhos deliciosos); NISSIN YAKISSOBA (macarrão instantâneo desenvolvido especialmente para quem aprecia os temperos da culinária oriental); e NISSIN MAIS (macarrão instantâneo com pedaços de vegetais), introduzido em 2011.
Mais recentemente a empresa inaugurou a segunda fábrica no país, localizada em Glória do Goitá, Pernambuco, para atender as crescentes demandas das regiões norte e nordeste. A fábrica, com suas duas linhas de produção ativas, possui capacidade para 600 pacotinhos de macarrão instantâneo por minuto. A unidade pode chegar a seis linhas, dependendo da demanda. Hoje existem no mercado brasileiro mais de 25 sabores em diversas linhas, desde os tradicionais lámen de carne, galinha, bacon e camarão até os sabores regionais, como carne de sol, galinha ensopada, picanha, queijo coalho e caldo de feijão.
A marca no mundo
Atualmente a enorme linha de macarrão instantâneo da NISSIN, fabricada em mais de 10 países, é vendidas em outros 50, com forte presença no Brasil, Estados Unidos, Coréia do Sul, Tailândia, Filipinas, Índia, China, Alemanha, além do Japão. A NISSIN, número um do mercado de macarrão instantâneo no mundo, vende aproximadamente 100 bilhões de pacotes de macarrão por ano.
Você sabia?
● Os produtos NISSIN possuem fios longos de macarrão que são ondulados para facilitar o manuseio do produto e para que os mesmos não se quebrem.
● A origem da palavra Lámen vem de La (massa esticada/estirada) e Men (macarrão, ou seja, macarrão com fios longos, estirados).
● O jornal New York Times publicou em 2007 o editorial Mr. Noodle em homenagem a Ando, reafirmando que o macarrão instantâneo foi uma das principais invenções japonesas do pós-guerra, junto com o Walkman da Sony e o Civic da Honda.
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