A Origem das Marcas – Dona Benta

A farinha de trigo DONA BENTA faz parte da vida de milhões de brasileiras. Uma marca passada de geração para geração, que remete ao gostinho caseiro e ao amor de mãe. Uma das marcas mais queridas das donas de casa cultiva e fomenta receitas de carinho entre as brasileiras há mais de três décadas, se tornando sinônimo de comida com gostinho caseiro.

A história
A história da marca começou a ser construída na década de 60 quando a J. Macêdo, empresa fundada na cidade de Fortaleza no ano de 1939 por José Dias Macêdo, expandiu sua área de atuação com a aquisição de quatro moinhos – Moinho Atlântico (Niterói), Moinho Nordeste (Maceió), Moinho Salvador (Salvador), Moinho Fama (Santos) – e seis marcas de farinha de trigo (Fortaleza, Flor do Atlântico, Baisa, Jangada, Famosa, Nena e Fama). Em 1979, a empresa optou por substituir todas essas marcas regionais por uma única que tivesse força nacional e lançou no mercado brasileiro a farinha de trigo DONA BENTA. A nova marca trazia ainda toda uma cultura popular brasileira narrada nas obras de Monteiro Lobato e combinada com as deliciosas receitas impressas no já célebre livro “Dona Benta Comer Bem”. Era uma combinação perfeita para alavancar a nova marca e fortalecer sua identificação com as donas de casa de todo o Brasil.


Rapidamente a marca DONA BENTA captou as necessidades de suas consumidoras e nos anos seguintes construiu uma história de inovação com o constante lançamento de produtos diferenciados. Foi a primeira a comercializar em 1990 a farinha de trigo em embalagem plástica, de forma que as consumidoras pudessem enxergar a pureza do produto ainda no ponto de venda; criou em 1991 o Serviço de Atendimento ao Consumidor, um canal onde as consumidoras poderiam dar sugestões, reclamar e tirar dúvidas; e desenvolveu, em 1993, a primeira farinha com fermento do mercado, para facilitar a preparação das receitas, uma demanda das consumidoras por praticidade em função da correria da vida moderna.


Até o final da década de 90, a marca DONA BENTA tinha como principal item de seu portfólio a farinha de trigo. Como a farinha é um produto “comoditizado”, dificilmente conseguiria agregar algum valor pela marca. Foi justamente com esse cenário, que a marca DONA BENTA decidiu estender a sua marca para outros produtos, mas seguindo o posicionamento “O Mundo dos Quitutes do Forno”. Em 1998, deixou de ser somente a farinha de trigo DONA BENTA e passou sua identidade de marca para outros produtos correlacionados no uso das consumidoras com o lançamento de mistura para bolos (bastava acrescentar água e fermento biológico seco e levar ao forno), massas (ovos e sêmola), fermento (biológico e químico em pó) e bolinho de chuva. Com o lançamento de sua linha de misturas para bolos, revolucionou o segmento ao utilizar embalagens plásticas que permaneciam em pé nas prateleiras (stand up pouch), mais econômicas e de mais fácil manuseio para as consumidoras; bem como ao desenvolver uma mistura com a clássica receita de bolinhos de chuva, resgatada dos cadernos de receitas das cozinheiras brasileiras.


Outra novidade pioneira no mercado foi o lançamento, em 2006, da Farinha de Trigo Dona Benta Reserva Especial, extraída do miolo do trigo com uma técnica diferenciada, que a deixa com apenas 0,45% de cinzas (as cinzas são resíduos da farinha, como cascas e partes não-aproveitadas do trigo), para atender aos mais exigentes padrões culinários, garantindo assim maior e melhor qualidade às produções gastronômicas como bolos, tortas, biscoitos e pães. Apesar da marca DONA BENTA ser um dos melhores exemplos nacionais de extensão de marca, ainda assim, não passou incólume pelos fracassos ao lançar, em 2006, uma gelatina diet.


Trinta anos após seu lançamento, DONA BENTA deu origem a uma nova marca: Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo, uma linha de 16 novos produtos que trazem na fórmula o exclusivo NutriMais®, uma fonte de micronutrientes (Ferro, vitaminas A, C e D, além das vitaminas do complexo B) que auxiliam no desenvolvimento das crianças, carregando ainda os carismáticos personagens Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde de Sabugosa. Com essa nova marca, DONA BENTA estreou no segmento de alimentos infantis e em categorias como gelatinas e sobremesas (pudins e Maria-Mole), que combinam perfeitamente com os demais itens de seu portfólio na elaboração de deliciosos lanches e doces. As novidades da marca não pararam por aí.


Ainda em 2008, ocorreram os lançamentos das novas misturas para Pão Caseiro e Pão Integral, se tornando a primeira marca da categoria a utilizar trigo 100% integral na sua composição, uma excelente fonte de fibras para o dia à dia; da mistura de Bolo Salgado de Queijo, a primeira mistura para bolo salgado do Brasil; e a mistura para Pão de Queijo. Além disso, a linha de misturas para bolos também trouxe uma versão do produto à base de cereal integral, com trigo 100% integral, aveia, cravo e canela. Em 2009 lançou uma linha de macarrão instantâneo nos deliciosos sabores galinha caipira, carne, galinha, quatro queijos e legumes, com 0% de gordura trans. A mais recente novidade da marca em sua linha de produtos foi o lançameno das primeiras farinhas de trigo do Brasil embaladas a vácuo por um processo automatizado. A embalagem a vácuo traz benefícios para os varejistas e para as consumidoras no armazenamento do produto e garante a preservação, por mais tempo, da qualidade da farinha de trigo. A empresa levou para as novas embalagens a Farinha de Trigo Reserva Especial e a Farinha de Trigo Integral.


Aprendendo na cozinha
A cumplicidade existente entre a marca e suas consumidoras transcende a venda de seus produtos. Para nutrir as relações de amor e carinho da família, em 1989, a marca criou a Cozinha Dona Benta, que levava o gostinho da comida caseira para as mesas dos brasileiros. Considerada referência nacional em cursos de culinária para consumidores finais, a Cozinha Dona Benta oferece treinamentos em pontos de venda, divulgação de receitas e elaboração de receituários. É uma poderosa ferramenta de relacionamento tratada com muito carinho pela equipe de culinaristas da empresa e que ostenta números bem expressivos, com a realização de aproximadamente mil cursos por ano para um público estimado em 200 mil consumidoras.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1979
● Criador: J. Macêdo
● Sede mundial: Fortaleza, Brasil
● Proprietário da marca: J. Macêdo S/A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Amarílio Macêdo
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.900 (J. Macêdo)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Farinha de trigo, fermento, mistura para bolos e massas
● Ícones: Os livros de receita
● Slogan: Receita de carinho.
● Website: www.donabenta.com.br


A marca no Brasil
Hoje em dia a marca DONA BENTA, comercializada em todo o território nacional através de 125 mil pontos de venda, atua em cinco segmentos diferentes de mercado (farinhas de trigo domésticas, misturas para bolo, bolinhos de chuva, massas secas e fermentos) possuindo um completo mix composto por mais de 40 produtos.

Você sabia?
● A marca DONA BENTA é líder no mercado brasileiro em vendas nas categorias de farinha de trigo e misturas para bolos.

fonte

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2010/06/dona-benta.html