10 avanços tecnológicos que serão rotina em 2025

1- Sem escassez de comida – O mundo terá plantas geneticamente modificadas para resistir a pragas. E a tecnologia LED vai emitir ondas específicas diretamente para receptores ligados ao DNA das plantas. Resultado: cultivo e crescimento mais rápidos.

 

 

2- Miniaviões elétricos – Avanços nas tecnologias de armazenamento de hidrogênio e das baterias de íon-lítio vão tornar acessíveis os meios de transporte elétricos, entre eles pequenos aviões para distâncias curtas, feitos de novos materiais bem leves.

 

 

3- Mapeamento genético – Por meio de microssondas, os recém-nascidos passarão por um “reconhecimento” genético que continuará pela vida afora, periodicamente, para detectar alterações e prevenir doenças.

 

 

4- Energia solar – Em 2025 o sol será a fonte de energia mais usada no mundo. Com células fotovoltaicas mais eficientes do que as atuais e a difusão dos coletores térmicos, a energia solar vai aquecer água e ambientes e fazer funcionar aparelhos em casa e no trabalho.

 

 

5- Combate ao diabetes – O estudo do genoma humano vai abrir caminho para a modificação dos genes que causam o diabetes tipo 1, que ataca na infância. Graças a essa capacidade de prevenção, será o fim das injeções diárias de insulina.

 

 

6- Tudo conectado – A combinação de semicondutores mais eficientes, supercapacitores de grafeno, redes de antenas de serviço e tecnologia 5G transformará a internet das coisas em realidade onipresente: a comunicação sem fio estará por toda parte, conectando tudo.

 

 

7- Prevenção da demência – Os casos da doença neurodegenerativa que atinge os idosos crescem atualmente, mas em 2025 o estudo das mutações genéticas e melhores métodos de prevenção vão resultar em diagnósticos precoces e menos pessoas sofrendo desse mal.

 

 

8- Fim do lixo plástico – As embalagens do futuro deverão vir das plantas. Serão feitas de celulose processada com nanotecnologia, resultando num material translúcido e resistente que fará do plástico, derivado de petróleo e não-biodegradável, coisa do passado.

 

 

9- Medicamentos precisos – O tratamento de saúde caminha para a personalização. Os remédios vão se aderir a proteínas específicas e agir com o auxílio de anticorpos. O conhecimento maior sobre mutações genéticas deverá trazer tratamento direcionado para vários tipos de câncer.

 

 

10- Teletransporte – Não teremos ainda o teletransporte da ficção científica. Mas teremos avançado no teletransporte quântico – uma técnica de transmitir informações entre dois átomos ou fótons instantaneamente.

 

fonte

http://www.producaonobrasil.com/noticia/501-10-avancos-tecnologicos-que-serao-rotina-em-2025